Virgínia

Minas Gerais

História de Virgínia - MG

HISTÓRICO -
De acordo com a tradição, os primeiros desbravadores da região em que surgiu a cidade teriam sido portugueses interessados na descoberta de ouros e de pedras preciosas. Só encontraram, no entanto o solo fértil no qual resolveram fixar-se, dedicando-se à agricultura. Ao iniciar-se a segunda metada do século XIX, já havia com efeito estabelecimentos agrícolas próximos à localidade. E foi mais ou menos nessa época que aí chegou, com destino a Cristina, o Padre Custódio de Oliveira Monte Raso, natural de São João Del Rei, o qual, impressionado com a beleza topográfica e a suavidade de clima, manifestou o desejo de que em um sítio assim tão apraziável se erguesse uma capela à Nossa senhora da Conceição. A idéia foi bem acolhida pelos moradores existentes e dentre eles, Diogo José Laba Uchôas e Francisco Ribeiro Pires doaram um terreno de cinco alqueires no qual o Padre Custódio deu início à construção da capela, estabelecendo desde logo o conveniente traçado para o arruamento do povoado, o qual foi dado o nome de Virgínea, em homenagem à padroeira. Com o correr do tempo modificou-se a grafia desse nome para Virginia, tal como passou a figurar nos quadros da divisão territoria.. Criado o distrito, pela Lei provincial nº 1.036, de 05 de novembro de 1866, pertecente ao município de Cristina, foi várias vezes e alternadamente transferido deste para o município de Pouso Alto, até que, pela Lei nº 556, de 30 de Agosto de 1911, conquistou a autonomia municipal, com o distrito único da sede e sempre subordinado à comarca de Pouso Alto.