Varzelândia

Varzelândia
Minas Gerais-MG

do Município

Nos idos dos anos 30, já no final da década chegaram a esta localidade, ainda tomada pela mata que escondia a beleza da formação varzeana, entre regos e vazantes, terra nova e promissora, algumas família vindas da região de Boa Vista que aqui fincaram residência, começando a construção do que mais tarde seria a cidade de Varzelândia.

Seus moradores foram crescendo, com a notícia de que aqui a cultura de algodão e feijão era propícia e lucrativa, quando na década de 50, já com aspectos de povoado, foi dado o nome de Várzea, no ano de 1955, com o trabalho dos moradores mais esclarecidos, dentro de uma luta política partidária, foi instalado o distrito, já co o nome de Varzelandia. Neste período a produção de algodão e criação de gado bovino expandiu, a sede do distrito cresceu, muitos tropeiros fincaram residência, o distrito já possuía características de cidade, e no ano de 1.962 o distrito foi elevado a situação de cidade, criando assim sua administração. A religião predominante é a católica Romana, sob os princípios da qual foram construídas as nossas crendices e cultura em geral, seu aniversário de instalação administrativa é 03 de março, sua festa tradicional é a Festa de Bom Jesus, comemorada nos dias 14 e 15 de agosto. Sua economia atualmente resume na agricultura e pecuária de corte. Estamos localizados na região Norte de Minas, distante 550 Kms da capital Belo Horizonte, ligados por estrada vicinal a 30 Kms de São João da Ponte, onde já existe estrada com pavimentação asfáltica. Três córregos cortam nosso município, desaguando no São Francisco(São Felipe) e no Rio Verde(Macaubas e Ribeirão Arapuim).