Antas

História de Antas - BA

Antas
Bahia - BA

Os indígenas quiriris foram os primeiros habitantes da região, sendo, no domínio português, catequizados pelos padres da Companhia de Jesus. No local da catequese, formou-se uma povoação, que teve rápido desenvolvimento a partir das entradas que penetravam o sertão baiano.

Município criado com território desmembrado de Cícero Dantas e de Jeremoabo, por Lei Estadual de 13.08.1953. A sede, criada como distrito, em 1933, foi elevada à categoria de cidade quando da criação do município.

Gentílico: antense

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, figura no município de Cicero Dantas o distrito de Antas.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Antas, pela lei estadual nº 570, de 13-08-1953, desmembrado de Cicero Dantas. Sede no antigo distrito de Antas. Constituído do distrito sede. Instalado em 07-04-1955.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007