União De Minas

História de União De Minas - MG

União de Minas
Minas Gerais - MG

Por volta de 1923 vindos do Município de Campina Verde, chegavam ao local denominado ″Casinhas″ o Sr. Guilherme Simão Nunes, acompanhado de seus pais. Em meados do ano de 1939, casou-se com Maria Garcia Nunes, adquirindo logo em seguida uma gleba onde construiu a sede da fazenda, onde hoje é o Município de União de Minas.

Nesta época surgiram os primeiros comerciantes, moradores e o povoado foram crescendo, quando então recebeu seu primeiro nome ″Porteirão″. Verificando as necessidades o senhor Guilherme, em 1953 construiu uma escola em sua propriedade, sendo a primeira professora a senhora Aparecida, esposa do Sr. José Caetano, político do local. No ano de 1960, resolveu fazer um loteamento, que foi aprovado sob a Lei 770 de 22 de outubro de 1969, surgindo assim a ″Vila Porteirão″. Logo a pequena Vila passou a chamar-se ″Bela Vista do Porteirão″ pela ampla vista que o local oferecia.

Por serem católicos doaram à Diocese de Uberaba meio alqueire para construção de uma capela, em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. Daí em diante foram chegando várias famílias, entre eles o caminhoneiro e comerciante Sayd Yunes e o político Élcio de Souza, que também fez muito pela comunidade mudando a denominação de ″Bela Vista do Porteirão″ para ″União″, o que ocasionou uma grande festa para arrecadação de fundos para prover o que faltava à comunidade, o que uniu todos os moradores dando origem ao nome ″União″.

Distrito criado com a denominação de União (ex-povoado), pela lei estadual nº 6769, de 13-05-1976, subordinado ao município de Iturana.
Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito de União figura no município de Iturana.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1993.
Elevado à categoria de município com a denominação de União de Minas, pela lei estadual nº 12030, de 21-12-1995, desmembrado de Iturana. Sede no atual distrito União de Minas (ex-União). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

União para União de Minas, alterado pela lei estadual nº 12030, de 21-12-1995.