Ubaí

UBAÍ
Minas Gerais-MG

Ubaí e sua origem

A origem de Ubaí, tem versões diferentes, como tudo que faz parte da história. Mas contam as pessoas idosas, que iniciou-se um povoado com a doação de terrenos feitos pelos benfeitores Joaquim de Queiroz e Francisco Macambira, que eram donos da maioria das terras locais e que as doavam aos novos moradores.

Os primeiros habitantes contribuiram com o crescimento local.

Com o passar do tempo, o então ditrito de Brasília de Minas, começa lentamente a desenvolver e lutar pela sua emancipação.

A cidade foi fundada em 30/12/1962, mas seu primeiro nome foi Santa Rita de Canoas.

O nome atual é oriundo de um termo indígena que comporta o significado de uma canoa, que era utilizada pelos índios para a travessia na região, principalmente o São Francisco, portanto, houve uma influência decisiva do espírito aventureiro de homens que desbravaram terras e navegaram rios em busca de riquezas e terras férteis.

Ubaí só foi elevado a cidade na data de 01/03/1963, quando se desmembrou da cidade de Brasília de Minas.

Localização

A cidade de Ubaí está situada no Norte do Estado de Minas Gerais, no Alto Médio São Francisco, fazendo parte da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.