Tumiritinga

História de Tumiritinga - MG

Tumiritinga
Minas Gerais - MG

Até 1910, a região onde hoje se encontra a sede do município era área de pastos da fazenda do Coronel Xandoca, Município de Tarumirim. Em 1911, com a construção da Estrada de Ferro Vitória-Minas, estabeleceu-se aí uma parada. Trabalhadores da ferrovia em construção fixaram-se em torno deste núcleo, que recebeu o nome de "Parada da Cachoeirinha", devido à existência de pequena queda do rio Doce, nas proximidades.

Além dos trabalhadores da ferrovia, alguns agregados do fazendeiro (antigo proprietário dos terrenos) e outras famílias vindas da localidade de Queiroga (atualmente Itanhomi) começaram a procurar Cachoeirinha para suas compras, onde já se estabelecera um Sr. Romero, com comércio de gêneros e tecidos grosseiros. Em 1922, aproximadamente, 65 famílias já residiam no local, que já contava com 3 estabelecimentos comerciais.

Gentílico: tumiritinguense

O povoado de Cachoeirinha foi elevado à categoria de distrito pela Lei nº148, de 17/12/1938, pertencente ao Município de Tarumirim.

O Distrito de Cachoeirinha teve seu topônimo alterado para Tumiritinga pela Lei nº1.058, de 31/12/1943.

O distrito de Tumiritinga foi emancipado pela Lei nº336, de 27/12/1948, tornando-se município.

O município de Tumiritinga é formado por 2 distritos: Tumiritinga (Sede) e São Geraldo de Tumiritinga.