Seritinga

História de Seritinga - MG

A cidade de Seritinga teve início graças a estrada de ferro da Rede Mineira de Viação (hoje extinta), que em 1908, a cargo do Sr. Nicola Bianco, foi construída uma pequena estação ferroviária as margens do rio francês, inaugurada em 1910 com o nome de Bueno Brandão, em homenagem ao engenheiro construtor da ferrovia. Posteriormente, em virutde da duplicidade, passa a chamar-se Estação de Serranos, pertencente ao município de Aiuruoca. Com a construção da capela (hoje Igreja Matriz), houve a migração, organizando assim, o povoado que progrediu em torno da estação. Com a emancipação do município de Serranos, desmembrado de Aiuruoca em 12 de dezembro de 1953, pela Lei Estadual nº 1.039, é o povoado Estação de Serranos, elevado à categoria de distrito do novo município com a denominação de Seritinga. Em 30 de dezembro de 1962, pela Lei Estadual nº 2.764, Seritinga é elevado à categoria de município, crizndo, assim, sua emancipação político-adminstrativo.

ORIGEM DO TOPÔNIMO:
Seritinga significa "morro branco" em tupi-guarani. O nome foi dado pela existência de muitas pedras brancas na serra que circunda o município.