São Sebastião Do Maranhão

História de São Sebastião Do Maranhão - MG

São Sebastião do Maranhão
Minas Gerais - MG

O primeiro homem branco a se fixar na região, cujo nome se conhece, foi Antônio Maranhão, de cujo sobrenome veio o topônimo, anexado ao nome do santo padroeiro da localidade.

Admite-se que a chegada desse primeiro morador se tenha dado no ano de 1900, embora não se conheçam documentos positivos a respeito. Em 1907, outros habitantes se fixaram, ocupando-se em atividades temporárias. Foram eles Francisco, cognominado "Chico Margarida", Furbino Coelho e Antônio Soares Pimenta. Este último, juntamente com seu filho, foi dos moradores que se bateram pela elevação do povoado à categoria de distrito, o que veio acontecer a 7 de setembro de 1923, tendo o novo distrito recebido o nome de "Murubau", denominação que não conseguiu apegar-se ao uso local, voltando, mais tarde, a ser substituída pelo antigo nome de São Sebastião do Maranhão.

Gentílico:

Em 1947, foi criado o município, composto de três distritos, o da sede e os de "Mãe dos Homens" e "Santo Antônio dos Araújos".