São José Do Divino

História de São José Do Divino - MG

O povoado de São José do Divino surgiu em 1932, quando o Capitão Messias Gonçalves e sua turma, de volta de uma viagem que fizeram a Itambacuri, por alí passaram, encontrando os primeiros moradores, quais sejam, as famílias de José Moreira, Manoel Ribeiro Viana, Dornélio Martins da Cruz e João Ciriaco. Achando o local de boa acolhida, resolveu o Capitão Messias Gonçalves, passar alguns dias na região, ocasião em que resolveu marcar posse de terras para as famílias que chegavam. Sendo grande o número de famílias que vieram a procura de terras para a lavoura, aproveitou para demarcar o local onde seria erguido um futuro povoado, batizando-o por São José do Divino, em homenagem a São José, e por estar à margem do Córrego do Divino.

Em 1935, o padre capuchinho, Frei Inocêncio de Cômisa, vindo de São Jorge(hoje Nova Módica), chega a São José do Divino, celebrando missa na capela mandada construir por Dornélio Martins. De imediato, o Frei Inocêncio mandou abrir uma estrada ligando São José do Divino a São Jorge, ficando a administração a cargo do senhor Benjamim Soares, em 1942.

Com a abertura da estrada, Itambacuri estaria ligado aos mais distantes povoados, o que permitiria facilidade de progresso para a região.

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA:

Fundado em 1932, pelo Capitão Messias Gonçalves, o povoado de São José do Divino foi elevado a distrito pela Lei nº 336, de 27 de dezembro de 1948. Pela Lei nº 1.039, de 12 de dezembro de 1953, perdeu parte de seu território para o distrito de Nova Módica. Pela Lei nº 2.764, de 30 de dezembro de 1962, foi elevado a município, com território desmembrado do município de Itambacuri.

FORMAÇÃO JUDICIÁRIA:

O município de São José do Divino está jurisdicionado a Comarca de Itambacuri, de 2º entrância, desde sua emancipação.

TURISMO E EVENTOS:

Está localizado no município de São José do Divino o maior paredão de pedras das Américas. Trata-se da PEDRA RISCADA, um monólito de granito com 1.260 metros de altura do solo ao topo, faz parte do maçiço da Serra dos Aimorés, a 450 Km de Belo Horizonte, região que concentra os maiores afloramentos de granito do Brasil, e abriga uma reserva de Mata Atlântica . Sua face de maior extensão foi escalada em 2002 por um grupo de cinco alpinistas, feito divulgado na revista Època de 4 de novembro de 2002. Foi uma façanha histórica, a escalada da Pedra Riscada durou 8 dias, o projeto foi desenvolvido pela Photoverde Produções, empresa especializada em documentação e divulgação de atividades ao ar livre.

Em sua sede, comemora-se o Carnaval, as festas juninas, o Natal, o 7 de Setembro, além da Festa do Padroeiro São José, no dia 19 de março, com barraquinhas e leilões de prendas oferecidas pelos fiéis ao Santo Padroeiro.