São João Do Paraíso

História de São João Do Paraíso - MG

A região onde hoje está localizado o município era habitada pelos índios tapuias, até que o Conde da Ponte recebeu da Coroa as terras que iam até a fronteira da Bahia, abrangendo boa parte da bacia do rio Pardo. Suas terras continham todo o território do atual município.

No começo do século XVIII, a propriedade do Conde da Ponte estava arrendada na forma de fazendas. Em 1833, foi criado o distrito de São João da Raposa, assim chamado devido à abundância de raposas na região, ligado ao município de Rio Pardo.

Em 1888, por iniciativa de Raimundo Meireles, descendente de um dos primeiros povoadores, foi doado um terreno para a construção da capela de Nossa Senhora da Saúde, às margens do rio São João. Com a seca de 1890, as terras férteis da região atraíram muitos retirantes e o arraial ganhou impulso, tornando-se importante centro comercial e passando a ser conhecido como São João do Paraíso. Tornou-se município em 1943.

Distrito criado com a denominação de São João do Paraíso, pela Lei Estadual n.º 2, de 14-09-1891, e anexado ao município de Rio Pardo.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de São João do Paraíso figura no município de Rio Pardo.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Elevado à categoria de município com a denominação de São João do Paraíso, pelo Decreto-lei Estadual n.º 1.058, de 31-12-1943, desmembrado de Rio Pardo de Minas (ex-Rio Pardo), alterado pelo referido Decreto-lei Estadual acima citado. Sede no antigo distrito de São João do Paraíso. Constituído do distrito sede. Não temos a datada de instalação.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído do distrito sede.

Pela Lei n.º 336, de 27-12-1948, é criado o distrito de Vereda do Paraíso (ex-povoado) e anexado ao município de São João do Paraíso.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: São João do Paraíso e Vereda do Paraíso.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Em divisão territorial datada de 1995, o município aparece constituído do distrito sede, pois o distrito de Vereda do Paraíso foi criado e não instalado.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2015.