São João Batista Do Glória

Minas Gerais

História de São João Batista Do Glória - MG

Não se encontrando elementos sobre os primórdios de São João Batista do Glória, o início de sua história nos vem através de informações orais. Os primitivos habitantes da região foram silvícolas, ignorando-se, porém, a que tribo pertenciam. Nada se sabe, igualmente, sobre o comportamento dos mesmos ante o desbravador branco. No território municipal foram encontrados restos de cerâmica e armas de pedra dos índios, existindo, também, no bairro Serra, gavada em uma rocha, uma inscrição atribuída a esses primitivos moradores. No início do século passado, por volta de 1820, procedentes de Candeias e com destino aos sertões de Goiás em busca de terras de cultura, os irmãos Daniel e Joaquim Goulart passavam pelo local onde hoje se acha a cidade de São João Batista do Glória.

Atraídos pela abundância de terras férteis, ali ficaram, aposseando-se de vasta extensão de terras. Tempos depois, como um dos irmãos Goulart estivesse gravemente enfêrmo, e com o objetivo de conseguir a sua cura, os dois fizeram uma promessa de doar a São João Batista - da Igreja da Glória em Candeias - uma certa porção de terras compreendidas entre os córregos Lava-pés e da Chácara. Ao que parece, a cura foi realizada, pois, cumprindo a promessa feita, doavam os irmãos Goular 70 alqueires de terras onde logo construíram uma capela tendo como orago São João Batista. O lugar escolhido, às margens do Rio Grande, apresentava magnífica topografia. Com o correr dos tempos e a vinda de outros forasteiros e de diversas famílias, já em 1825 formava-se em derredor da singela capela um pequeno povoado a que denominavam São João Batista da Glória, posteriormente mudado para São João Batista do Glória.

A freguesia foi criada em 1857 com território desmembrado de Piumhi. Em 1870 existiam 150 casas no povoado, contando a freguesia com uma população de 2250 almas. O primeiro livro de batizados encontrado nos arquivos paroquiais data de 1858. Por ocasião do Recenseamento Geral de 1890, contava o território da freguesia com 4127 habitantes. O crescimento da população distrital sempre foi moroso, chegando mesmo a sofrer sensível diminuíção entre 1940 e 1950, com a saída de várias famílias com destino aos Estados do Paraná e Goiás, à procura de melhores condições de vida. O distrito foi elevado à categoria de município em 1948, pela Lei estadual nº 336.

Gentílico: Gloriense

Formação Administrativa:
A criação do distrito, levada a efeito pela Lei provincial nº 812, de 04 de julho de 1857, foi confirmada pela Lei estadual nº2, de 14 de setembro de 1891. A "Divisão Administrativa, em 1911", os quadros de apuração do Recenseamento Geral de 1-IX-1920, a divisão administrativa fixada pela Lei estadual nº 843, de 7 de setembro de 1923, e o quadro de divisão administrativa relativo a 1933 apresentam o distrito de São João Batista do Glória figurando no município de Passos. De acordo com o quadro de divisão territorial datado de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o distrito em apreço pertence ainda ao município de Passos, assim permanecendo no quadro anexo ao Decreto-lei estadual nº 88, de 30 de março de 1938. Em virtude do Decreto-lei estadual nº 148, de 17 de dezembro de 1938, o distrito de São João Batista do Glória foi transferido pra o recém criado município de Delfinópolis. Assim, na divisão judiciário-administrativa do Estado, fixada pelo referido Decreto-lei nº148, para vigorar no quinquênio 1939-1943, o distrito em estudo figura no município de Delfinópolis. Pelo Decreto-lei estadual nº 1058, de 31 de dezembro de 1943, o distrito de São João Batista do Glória voltou a pertencer ao município de Passos. Pela lei estadual nº 336, de 27 de dezembro de 1948, que estabeleceu a divisão administrativa do Estado, vigente no quinquênio 1949-1953, criou-se o município de São João Batista do Glória, com território desmembrado do município de Passos, constituído de um só distrito: o da sede.