Aiquara

História de Aiquara - BA

Aiquara
Bahia — BA

A primeira área de colonização nas terras do atual município foi a Fazenda Preguiça, no território do município de Jequié. Conhecido inicialmente por Preguiça, a área foi depois nomeada por Arraial da Conceição.

Aiquara até 1915 era uma propriedade rural de propriedade de Honorato José dos Santos,
denominado Preguiça.

Em 1916 alguns retirantes chegaram à localidade em busca de oportunidade de trabalho. O
proprietário daquelas terras doou partes da fazenda para que os recém-chegados construíssem suas
casas. Assim foi iniciado o povoamento local. Estas terras, alguns anos mais tarde, passaram para o domínio público com o nome de ″Arraial da Conceição″.

Em 1924 foi realizado um plebiscito para mudança do nome do local, e nesse plebiscito foi aprovado o nome Aiquara, de origem indígena, que significa ″Caminho da Toca″, pois as terras ficavam na passagem para um lugarejo chamado Toca Bonita.

Gentílico: aiquarense

Distrito criado com a denominação de Aiquara, pelo Decreto Estadual nº 8143, de 08-09- 1932, subordinado ao Município de Jequié.

Em divisão administrativa referente ao ano 1933, o Distrito de Aiquara figura no Município de Jequié.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Aiquara, pela Lei Estadual nº 1671, de 12-04-1962, desmembrado de Jequié. Sede no antigo Distrito de Aiquara. Constituído do distrito
sede. Instalado em 07-04-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007