Periquito

História de Periquito - MG

Periquito
Minas Gerais - MG

A história de Periquito se inica em 1939, quando o fazendeiro Waldemiro Barrel pagou uma promessa a São Sebastião, doando 15 alqueires de terras para a formação do lugarejo, no município de Açucena, às margens do rio Doce. Assim, foram chegando mais moradores, e o lugar foi se tornando um próspero povoado.

Em 1944, o povoado passou a ser parada do trem da estrada de ferro Vitória-Minas, e passou a ser conhecido com o nome de Periquito. A estação ferroviária de Periquito, garantia intensa movimentação de pessoas e mercadorias. Devido à abundância de madeira e facilidade de mão de obra, grandes empresas instalaram unidades nas proximidades do povoado, visando à produção de carvão vegetal. Em 1962, o povoado foi transformado em Distrito, e teve crescimento acelerado com a instalação de grande empresa produtora de celulose em suas proximidades. Em 1991 teve início a mobilização para emancipação do Distrito, que se concretizou em 1995.

Gentílico: periquitense

O Distrito de Periquito foi criado em 1962, pela Lei nº 2.764, de 30/12/1962.

O Distrito emancipou-se de Açucena em 1995, pela Lei nº 12.030, de 21/12/1995, tornando-se Município.

O Município de Periquito é constituído dos distritos: Periquito (Sede), Pedra Corrida e São Sebastião do Baixio.