Mazagão

História de Mazagão - AP

Durante quase meio século, apenas os "capuchos de Santo Antonio" preservaram a integridade do território do atual município de Mazagão, através da catequese junto aos aguerridos índios Urubus.

Para as margens do rio Mutucá mudou-se, em 1769, grande número de índios, originários do rio Negro, com a incumbência de preparar terreno para o recebimento de colonos mazaganistas de Mauritânia (África). No ano seguinte, o povoado recebeu a denominação de Nova Mazagão, em homenagem a seus esperados colonizadores. De fato, em 1771 chegaram 163 famílias, que procuraram se organizar nos moldes da pátria distante. Montou-se a primeira olaria. Os produtos agrícolas foram alvo de dedicação especial.

Considerando o difícil acesso a Mazagão, situada em estreito rio, foi a sede municipal transferida para a povoação de Vila Nova do Anauerapucu com o nome de Mazaganópolis. Posteriormente, veio a chamar-se Mazagão, ficando a antiga com a denominação de Mazagão Velho.

Em 13 de setembro de 1943, o município passou a integrar o Território Federal do Amapá, desligando-se do estado do Pará.

Distrito criado com a denominação de Mazagão, em 1770.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Mazagão, pela Lei Provincial n.º 86, de 30-04-1841. Sede na antiga povoação de Mazagão Reinstalada em 24-07-1842.

Elevado á categoria de cidade com a denominação de Mazagão, pela Lei Provincial n.º 1.334, de 19-04-1888.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído de 5 distritos: Mazagão, Aruana, Cajari, Ceretama e Tauari.

Assim permanecendo nos quadros de apuração do recenseamento geral de 1-IX-1920.
Pelo Decreto Estadual n.º 6, de 04-11-1930, o município é extinto, sendo seu território anexado ao município de Macapá.

Pelo Decreto Estadual n.º 931, de 22-03-1933, foi restabelecido o município Mazagão. Com sede no município de Mazaganópolis.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município aparece constituído de 6 distritos: Mazaganópolis, Maracá, Ajuruchi, Limão, Canindé e Tauari.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Mazagão, Boca do Jarí e Mazagão Velho.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído de 3 distritos: Mazagão, Carvão e Mazagão Velho.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.