Monte Alegre De Minas

Minas Gerais

História de Monte Alegre De Minas - MG

MUNICÍPIO: MONTE ALEGRE DE MINAS

Mais ou menos no início do século XIX, em 1820 possivelmente, pelas terras onde hoje se localiza o município de Monte Alegre de Minas passava uma picada, ligando as terras de São Paulo com as de Goiás.

Diz-se que uma família cujo chefe era Martins Pereira, em trânsito para Goiás, teve um dos seus membros seriamente enfermo, o que o obrigou a permanência no local.

Fervorosos devotos de São Francisco de Chagas, fizeram ao Santo a promessa de doarem uma gleba de terras para fundação de uma Igreja em sua honra, caso obtivesse a cura do familiar doente.

Alcançada a graça, cumpriram a promessa feita, com a colaboração de duas outras famílias: os Gonçalves da Costa e os Martins de Sá.

Fundou-se dessa forma o arraial que recebeu o nome de Monte Alegre, visto encontrar-se no alto de um monte com vistas excelentes.

A Paróquia tem por orago, São Francisco de Chagas.

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

O povoado cresceu rapidamente e em 1843 foi elevado à categoria de distrito pela Lei provincial nº 247, de 20 de Julho.

Ainda nos fins do século XIX, a Lei provincial nº 1664, de 16 de Setembro de 1870 o elevou a município, por desmembramento do de Prata.

A sede municipal tomou foros de cidade em 03 de Janeiro de 1880, por Lei provincial nº 2556.

O gentílico de Monte Alegre de Minas é Monte-alegrense.

FORMAÇÃO JUDICIÁRIA

O Termo foi criado em 03 de Janeiro de 1880 e a Comarca em 18 de Outubro de 1883. Atualmente, é de 1ª entrância e sua jurisdição abrange os termos de Monte Alegre de Minas.