Montalvânia

História de Montalvânia - MG

Montalvânia
Minas Gerais - MG

O ideal de Antônio Lopo Montalvão era fazer cessar as arbitrariedades dos coronéis do município de Manga. Mas ele sabia que a luta era difícil. A saída que encontrou foi fundar uma cidade onde as pessoas pudessem viver com mais segurança e paz.

Comprou uma fazenda do Sr. Manuel Rodrigues e, em 1952, lançou ali a pedra fundamental do povoado que batizou com o nome de Montalvânia.

Quando o pequeno povoado se desenvolveu a ponto de ser considerado tão importante quanto a sede municipal, Antônio Montalvão candidatou-se a prefeito de Manga, mas não conseguiu-se eleger. Na eleição seguinte candidata-se de novo e vence.

Como prefeito, organizou uma grande campanha pela emancipação de Montalvânia, mas isso só se concretiza na administração de seu sucessor, em 1962.

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Montalvânia, pela Lei Estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembrado de Manga. Sede no atual distrito de Montalvânia ex-povoado. Constituído de 3 distritos: Montalvânia, São Sebastião dos Poções e Pitarana os dois primeiros desmembrados de Manga e o terceiro criado pela mesma lei do município. Instalado em 01-03-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 3 distritos: Montalvânia, Pitarana e São Sebastião dos Poções.

Pela Lei Estadual nº 6769, de 13-05-1976, foram criados os distritos de Capitania e Porto Agrário e anexados ao município de Montalvânia.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 5 distritos: Montalvânia, Capitania, , Pitarana, Porto Agrário e São Sebastião dos Poções.

Pela lei nº , de , o distrito de Porto Agrário foi transferido do município de Montalvânia para ser anexado ao município de Manga.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído de 4 distritos: Montalvânia, Capitania, Pitarana e São Sebastião dos Poções.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.