Mirabela

História de Mirabela - MG

Mirabela
Minas Gerais - MG

O atual município teve seu ínicio por volta do ano de 1882, à margem esquerda do Córrego Brejinho onde havia apenas um rancho de capim com telhado longo sustentado por varais. Alí, a caminho de Montes Claros ou Januária, os tropeiros descarregavam seus burros e passavam as noites.

Estas terras pertenciam a quatro ricos fazendeiros: João Antônio Alves de Almeida, José Antônio Mendes, Plácido da Silva Maia e Pedro Ferreira de Aquino que, para homenagearem São Sebastião, o Santo de sua devoção, mandaram construir, no local, uma pequena Capela, doando-lhe a área destinada ao Patrimônio, e em torno da qual inicio-se a formação do povoado.

O nome inicial da localidade era Buriti. Posteriormente seus habitantes mudaram o nome para Bela Vista devido à sua localização sendo alterado para Mirabela em 1943.

Gentílico: mirabelense

Pela lei estadual nº 556, de 30-08-1911, o distrito de Bela Vista (ex-Bonfim de Monte Claro) deixa de pertencer ao município de Brasília para ser anexado ao município de Montes Claros
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Bela Vista, figura no município de Montes Claros.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo decreto-lei estadual nº 1058, de 31-12-1943, o distrito de Bela Vista passou a chamar-se Mirabela. Pelo referido decreto-lei o distrito de Mirabela perdeu parte do território para os novos distritos de Patis, Santa Rosa de Lima e São Pedro da Garça, do município de Montes Claros.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito Mirabela, ex-Bela Vista, figura no município de Montes Claros.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Mirabela, pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembrado de Montes Claros. Sede no antigo distrito de Mirabela. Constituído de 2 distritos: Mirabela e Patis, ambos desmembrados de Montes Claros. Instalado em 01-03-1963.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Mirabela e Patis.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1971.

Pela lei estadual nº 6769, de 13-05-1976, é criado o distrito de Muquém e anexado ao município de Mirabela.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 3 distritos: Mirabela, Muquém e Patis.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de1993.

Pela lei estadual nº 12030, de 21-12-1995, desmembra do município de Mirabela o distrito de Patis. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 2 distritos: Mirabela e Muquém.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital
Bela Vista para Mirabela alterado, pela lei estadual nº 1058, de 31-12-1943.