Mato Verde

História de Mato Verde - MG

O núcleo, em torno do qual se formou o primitivo povoado onde, hoje, se ergue a sede do município, iniciou-se por inspiração do bispo D. João Antônio dos Santos, em 1872. Andava em missões aquele prelado, e sugeriu aos moradores da região, que viviam em propriedades isoladas, a criação de um povoado que, equidistante das mesmas, viria a ser um ponto de referência aos interesses sociais de todos. Assim foi promovida uma reunião dos principais proprietários e a tradição guardou o nome dos mais destacados: Raimundo Barbosa de Sousa, Felipe José Barbosa, Luiz José da Silveira, Daniel da Silveira, Florentino José de Sá, Manoel José Bitencourt e Felicíssimo Dias Corrêa. Nessa mesma reunião, foi escolhido, de comum acordo, a denominação Mato Verde, pela característica da vegetação local, sempre verde, em qualquer estação do ano, tanto que, já com a mesma denominação, havia uma propriedade rural nas proximidades. O novo povoado nasceu, então, jurisdicionado e administrado pelo município em 1954. Sua formação teve origem completamente independente daquele de Monte Azul.

Distrito criado com a denominação de Santo Antônio do Mato Verde (ex-povoado de Rapadura), pela Lei Provincial n.º 2.692, de 30-11-1880, e pela Lei Estadual n.º 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Boa Vista do Tremendal.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Santo Antônio do Mato Verde, figura no município de Boa Vista do Tremendal.

Nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de 1-IX-1920, o distrito aparece denominado Mato Verde e figura no município de Boa Vista do Tremendal.

Pela Lei Estadual n.º 843, de 07-09-1923, o município de Boa Vista do Tremendal passou a denominar-se simplesmente Tremendal e o distrito de Mato Verde a voltou a chamar-se Santo Antônio do Mato Verde.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Santo Antônio do Mato Verde (ex-Mato Verde), figura no município de Tremendal (ex-Boa Vista do Tremendal).

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo Decreto Estadual n.º 148, de 17-12-1938, o município de Tremendal passou a chamar-se Monte Azul e o distrito de Santo Antônio do Mato Verde a denominar-se Mato Verde.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Mato Verde (ex-Santo Antônio do Mato Verde) figura no município de Monte Azul (ex-Tremendal).

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município coma denominação de Mato Verde, pela Lei Estadual n.º 1.039, de 12-12-1953, desmembrado de Monte Azul. Sede no antigo distrito de Mato Verde. Constituído de 2 distritos: Mato Verde e São João do Bonito, ambos desmembrados de Monte Azul. Instalado em 01-01-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Mato Verde e São João do Bonito.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.