Mata Verde

História de Mata Verde - MG

Mata Verde
Minas Gerais - MG

O atual município surgiu em 1942 de um arraial fundado por Olímpio Cavassu, Clemente Macambira e por José Ferreira da Rocha, este último conhecido como José Trajano.

O local foi escolhido por ser um ponto estratégico para a extração da madeira, principal atividade econômica da região e recebeu o nome de Mata Verde, na época, devido à beleza das matas ali existentes.

O povoado desenvolveu-se passando a distrito e, em seguida, a município, em 1992, emancipando-se de Almenara.

Distrito criado com a denominação Mata Verde ex-povoado, pela Lei nº 1039, de 12-12-1953, criado com terras desmembradas do distrito de Bandeira, subordinado ao município de Almenara.

Elevado à categoria de município com a denominação de Mata Verde, pela Lei Estadual nº 10704, de 27-04-1992, desmembrado de Almenara.

Sede no antigo distrito de Mata Verde. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.