MaripÁ De Minas

História de MaripÁ De Minas - MG

Maripá de Minas
Minas Gerais - MG

Não há registro sobre os primitivos habitantes da localidade. Afirma-se contudo que escravos foragidos tiveram papel preponderante na organização do povoado, que se formou em torno de uma capela construída por Avelino Ferreira, em terreno da Fazenda "Córrego do Meio", doado por seu proprietário, Domingos Antônio de Oliveira.
A povoação seguia ritmo tranqüilo até a chegada de inúmeros colonizadores franceses, italianos e sírios. A leva de novos habitantes se voltou, decididamente, para a criação de gado e para a lavoura, de modo especial a cana-de-açúcar, o que determinou a ocupação definitiva do território atualmente, a pecuária leiteira e a cultura variada e de subsistência representam as principais atividades e fontes de economia do Município.

Maripá, vocábulo tupi-guarani, significa "ruflar de tambores". Quando da emancipação, o topônimo foi acrescido do complemento de Minas.

Gentílico: maripaense

Distrito criado com a denominação de Maripá (ex-povoado de Córrego do Meio), pelo decreto-lei estadual nº 42, de 16-04-1890, e pela lei estadual nº 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Guarará.

Em divisão territorial datada de 1911, o distrito de Maripá figura no município de Guarará.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VI-1960.

Elevado à categoria de município coma denominação de Maripá de Minas, pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembrado de Guarará. Sede no atual distrito de Maripá de Minas (ex-Maripá). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-03-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital
Maripá para Maripá de Minas alterado, pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962.