Marilac

História de Marilac - MG

Marilac
Minas Gerais - MG

Marilac foi primitivamente chamada Assa-Peixe, devido à grande quantidade da planta existente no local.

O Povoado originou-se da doação de terras à Nossa Senhora da Conceição, feita por João Pedro Ramalho. Os primeiros habitantes foram: João Pedro Ramalho, Raimundo Gabriel, Raimundo Meire, Manoel Bernardo do Espírito Santo e Aniceto Bernardo do Espírito Santo.

Gentílico: marilaquense

Assa-Peixe pertencia inicialmente ao município de Peçanha. Com a emancipação de Virgolândia, Assa-Peixe passou a pertencer a este Município.

Em 1953, o Povoado foi elevado à categoria de Distrito, com o topônimo de Marilac. De acordo com a tradição local, o Padre Sady Rabelo trouxe a imagem de Santa Luíza de Marilac para colocar na Capela recém-construída pelos próprios moradores de Assa-Peixe. Daí o nome escolhido para o novo Distrito. A primeira Missa celebrada na capela foi em 1938.

O povoado de Assa-Peixe foi elevado à categoria de Distrito pela lei nº 1.039, de 12/12/1953, com o topônimo de Marilac, pertencente ao município de Virgolândia.

O Distrito de Marilac emancipou-se pela lei nº 2.764, de30/12/1962.

O município de Marilac é constituído do Distrito Sede.