Laranjal

História de Laranjal - MG

Laranjal Minas Gerais - MG

A região onde se localiza o município foi habitada, primitivamente, pelos índios puris. Nos meados do século XIX, á margem do caminho que levava a São Paulo do Muriaé, Presídio, Meio Pataca e outras localidades, surgiu o arraial que mais tarde viria a ser a cidade de Laranjal, resultante de um ponto de pouso dos tropeiros e boiadeiros. A área que os aventureiros da época escolheram para ponto de descanso de suas longas caminhadas foi aos poucos atraindo alguns residentes, que ali se estabeleceram. O nome da localidade foi dado em virtude de um grande laranjal que existia na sede do distrito, na época em que o mesmo ainda era povoado.

Distrito criado pela Lei provincial n° 1783, de 22 de setembro de 1871, pertencente ao município de Leopoldina.

Mais tarde o distrito foi transferido para Cataguases, até que se elevou a categoria de município, com o nome atual, através do Decreto-lei estadual n° 148, de 17 de dezembro de 1938.