Itaquitinga

Pernambuco

História de Itaquitinga - PE

Itaquitinga Pernambuco - PE

Os primeiros habitantes do município se fixaram nas proximidades do riacho Caraú, afluente do rio Tracunhaém e iniciaram o povoamento.

Segundo a tradição popular, coube ao virtuosos padre Marinho a celebração da primeira missa na localidade que, de maneira fora do comum, utilizou como altar uma pedra sob uma forndosa gameleira.

Registrou históricos assinalam que a localidade, inicialmente, se chamou Areias, posteriormente, Areias de São Sebastião e, finalmente, em 1942, passou a ter a denominação de Itaquitinga.

Gentílico: itaquitinguense

Formação Administrativa:
Distrito criado com a denominação de Areias, pela lei municipal nº 129, de 27-09-1912, subordinado ao município de Goiana.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Areia figura no município de Goiana.

Assim permanecendo em divisão territorial datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pe.lo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943, o distrito de Areias passou a denominar-se Itaquitinga.

Em divisão territorial datada de I-VII-1950, o distrito de Itaquitinga ex-Areias figura no município de Goiana.

Elevado à categoria de município com a denominação de Itaquitinga, pela lei estadual nº 4962, de 20-12-1963, desmembrado de Goiana. Sede no antigo distrito de Itaquitinga. Constituído do distrito sede. Instalado em 27-06-1964.

Em divisão territorial datada de 1-I-1980, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alteração toponímica distrital
Pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943, o distrito de Areia passou a denominar-se Itaquitinga.