Juruaia

História de Juruaia - MG

Juruaia
Minas Gerais - MG

Por volta de 1898, o cidadão Francisco Antônio de Melo, morador na região onde está hoje a cidade de Juruaia, doou a São Sebastião o patrimônio de Barra Mansa, que recebera, na qualidade de herdeiro, de seu sogro José Gonçalves de Resende.

Desde então, se iniciou o povoado de Barra Mansa, construindo-se sua primeira capela dedicada ao Santo Padroeiro, em torno da qual começou a surgir o casario.

O primeiro nome da localidade foi São Sebastião da Barra Mansa, em homenagem ao Padroeiro e, segundo crença popular, em virtude do encontro vagaroso e manso de dois pequenos rios nas proximidades do povoado. Em 1911, quando já muitas moradias existiam no patrimônio do povoado e a sua evolução econômica se acentuava, foi este elevado à categoria de distrito, ficando subordinado ao município de Muzambinho.

Corria o ano de 1912, quando foi criada e instalada a agência postal, tendo na pessoa de D. Maria Joaquina de Araújo a sua primeira agente. Com a elevação do distrito e a criação da agência postal, grande impulso evolutivo recebeu o povoado. Deu-se em 1923 a mudança do nome do distrito de Barra Mansa para o de Juruaia, que significa mansa barra, em face das expressões juru (mansa) e aia (barra).

Em 1942, por divisão datada de 19 de março, do Bispo Diocesano de Guaxupé, era a vila elevada à dignidade de paróquia, sendo nomeado o padre Dr. Genésio Nogueira Lopes seu primeiro vigário. Em 1948, depois de ingentes e patrióticos esforços dos membros da comissão pró-emancipação de Juruaia, composta dos Senhores Eduardo Senedese, Pe Dr. Genésio Nogueira Lopes, José Luiz Marcondes Junior, José Senedese, Teófilo Resende, Antonio Tomé de Resende e Deputado Augusto de Figueiredo, foi o distrito elevado a município.

Distrito criado com a denominação de São Sebastião de Barra Mansa, pela Lei estadual nº 146, de 27-09-1901, e Lei estadual nº 556, de 30-08-1911, subordinado ao município de Muzambinho.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de São Sebastião de Barra Mansa, figura no município de Muzambinho.

Assim permanecendo nos quadros de apuração do recenseamento geral de 1-IX-1920.

Pela Lei estadual nº 843, de 07-09-1923, o distrito de São Sebastião de Barra Mansa passou a chamar-se Juruaia.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Juruaia (ex-São Sebastião de Barra Mansa) permanece no município de Muzambinho.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Elevado à categoria de município com a denominação de Juruaia, pela Lei estadual nº 336, de 27-12-1948, desmembrado de Muzambinho. Sede no antigo distrito de Juruaia. Constituído do distrito sede. Instalado em 17-01-1949.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

São Sebastião de Barra Mansa para Juruaia, alterado pela Lei estadual nº 843, de 07-09-1923.