Jordânia

História de Jordânia - MG

Jordânia
Minas Gerais - MG

A região Pastoril de Almenara, onde se situa o município, foi desbravada entre 1550 e 1600 por bandeirantes e forasteiros, oriundos da Bahia, que por lá passaram sem contudo se fixarem. A ocupação do território remonta dos idos de 1933, quando Manoel Lima descobriu no Cartório da Vila de Salto da Divisa, a doação feita por Martim Capital e Jesuino Craquimó, à Nossa Senhora do Desterro, de um terreno à margem direita do Ribeirão do Salto. A notícia desse auspicioso evento correu célebre, e imediatamente começaram a chegar os primeiros moradores, que foram se fixando no local, já se encontrando nas imediações os pioneiros Justino Silva, Manoel Paulino de Freitas, Lídio Figueiredo, Elizário Silva e Péo e Maria Crauimó.

A pecuária desempenhou papel importante em seu desenvolvimento secundado pela agricultura, e pouco tempo depois, a povoação encontrava-se em franco desenvolvimento com suas ruas mais ou menos alinhadas, já possuindo relativa lavoura e bom comércio de gado.

O primeiro nome recebido pelo atual município foi Palestina Mineira, trocado depois para Jordânia em razão da incorporação do território da Palestina ao território da Jordânia, países do Oriente Médio.

Gentílico: jordanense ou jordaniense

Distrito criado com a denominação de Palestina, pelo decreto-lei nº 58, de 12-01-1938, subordinado ao município de Vigia.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Palestina figura no município de Vigia.

Pelo decreto-lei estadual nº 1058, de 31-12-1943, o distrito de Palestina passou a denominar-se Jordânia e o município de Vigia a chamar-se Almenara.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Jordânia (ex-Palestina), figura no município de Almenara ex-Vigia).
Elevado à categoria de município com a denominação de Jordânia, pela lei estadual nº 336, de 27-12-1948, desmembrado de Almenara. Sede no atual distrito de Jordânia. Constituído de 2 distritos: Jordânia e Estrela de Jordânia criado pela mesma lei que criou o município. Instalado em 01-01-1949.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Jordânia e Estrela de Jordânia.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital
Palestina para Jordânia alterado, pelo decreto-lei estadual nº 1058, de 31-12-1943.