Joaquim Felício

Minas Gerais

História de Joaquim Felício - MG

Joaquim Felício Minas Gerais - MG

Os primitivos habitantes do município foram os senhores Antônio Monteiro, João José da Rocha e Ranulfo Cândido de Aguiar, fazendeiros e primeiros proprietários da Fazenda Tábua, situada à margem esquerda do Riacho Embaiassaia, circundada pela Serra do Cabral.

Com o desenvolvimento da Fazenda Tábua, originou-se um pequeno povoado, com um comércio bastante desenvolvido da Fazenda Tábua, originou-se um pequeno povoado, com um comércio bastante desenvolvido para época. Surgiram também, por volta de 1921, os primeiros núcleos de famílias, nas proximidades da estação ferroviária, com a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Central do Brasil EFCB.

Mais tarde, com a descoberta de grande quantidade de cristal de rocha (quartzo) na Serra do Cabral, grande quantidade de pessoas foram atraídas para a exploração do mesmo, representando até os dias uma das principais fontes de economia do município a nível de exportação.

O topônimo Joaquim Felício originou-se de homenagem ao ilustre serrano Dr. Joaquim Felício dos Santos, jurista, professor, escritor e político.

Gentílico: feliciano

Distrito criado com a denominação de Tabua, pelo decreto nº 280, de 06-12-1890, e por lei estadual nº 2, de 14-09-1891, confirmado sua criação a lei estadual nº 401, de 14-09-1905, subordinado ao município de Diamantina.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Tabua, figura no município de Diamantina.

Pela lei estadual nº 540, de 03-09-1912, o distrito de Tabua passou a denominar-se Joaquim Felício.

Nos quadro de apuração do Recenseamento Geral de 1-IX-1920, o distrito já denominado Joaquim Felício, permanece no município de Diamantina.

Pela lei estadual nº 843, de 07-09-1923, o distrito de Joaquim Felício perdeu o território para constituir o novo distrito de Buenópolis, no município de Diamantina.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Joaquim Felício, figura no município de Diamantina.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo decreto-lei estadual nº 148, de 17-12-1938, o distrito de Joaquim Felício deixa de pertencer ao município de Diamantina, para ser anexado ao novo município de Buenópolis.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Joaquim Felício, figura no município de Diamantina.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de I-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Joaquim Felício, pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembrado de Buenópolis. Sede no antigo distrito de Joaquim Felício. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-03-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital
Tabua para Joquim Felício alterado, pela lei estadual nº 540, de 03-09-1912.

Transferência distrital
Pelo decreto-lei estadual nº 148, de 17-12-1938, transfere o distrito de Joaquim Felício do município de Diamantina para o novo município de Buenópolis.