Japaraíba

História de Japaraíba - MG

Japaraíba
Minas Gerais - MG

O território do município, desmembrado de Arcos, teve seu reconhecimento nos primórdios do século XIX por bandeirantes. Segundo moradores antigos, seus antepassados afirmavam que a povoação, teria sido fundada por dois negros domadores de cavalos, tendo um deles o nome de Simão. Depois chegaram as famílias Fernandes Pereira, Lopes, Jacinto e outras, que completaram a constituição do povoado com a denominação de São Simão.

Conquistar o território tornou-se uma tarefa normal porque a fertilidade das terras levara seus moradores e aqueles que iam chegando, a formarem vasta áreas de lavouras. As culturas de arroz, milho, feijão e cana de açúcar eram incentivadas e se constituíam na maior fonte de riqueza, mais tarde, apoiadas pela exploração pecuária. A família Fernandes Pereira fez doação das terras para formação do patrimônio municipal, definido a área ser ocupado pelo núcleo. A primeira escola foi construída em terreno doado pela família Jacinto. O povoado era elevado a distrito, em 1953, com o nome de Japaraíba.

O topônimo originou-se de seu desmembramento do município de Arcos, donde, "Japa" = a arco + "ibia" = pau, isto é "Pau de Arco" (filha de Arcos).

Gentílico: japaraíbano

Distrito criado com a denominação de Japaraíba, pela lei estadual nº 1039, de 12-12-1953, subordinado ao município de Arcos.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Japaraíba figura no município de Arcos.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Japaraíba, pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembrado de Arcos. Sede no atual distrito Japaraíba (ex-povoado de São Simão). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-03-1963.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.