Jampruca

História de Jampruca - MG

Jampruca
Minas Gerais - MG

Em 1935, quando a estrada Figueira (atual Governador Valadares) até Teófilo Otoni estava em construção, o garimpeiro Jorge Francisco Agostinho chegou à região para trabalhar na obra. Ficou entusiasmado com a fertilidade da terra e a beleza das matas, e fixou residência no local. Assim nasceu o povoado de São Sebastião do Jampruca, cujo nome foi uma alusão à fazenda onde Jorge Agostinho residiu, no município de Araçuaí. Com o tempo, o nome passou a ser Jampruca. Em 1939, Jorge Agostinho construiu uma Capela.

Gentílico: jampruquense

Formação administrativa

O povoado de Jampruca foi elevado à categoria de Distrito pela lei nº 2764 de30/12/1962, pertencente ao município de Campanário.

O distrito de Jampruca emancipou-se pela lei nº 10704, de 27/04/1992, tornando-se o município de Jampruca
O município de Jampruca é constituído por dois distritos: Jampruca (Sede) e São Sebastião do Barroso (ex-São Sebastião do Barreiro e ex-Limeira).