Rio Grande do Sul - RS
A colonização de Porto Vera Cruz iniciou por volta de 1910. Consta que os primeiros colonizadores vieram pelo Rio Uruguai de caíque e canoa em função das atividades comerciais que eram exercidas via Uruguai. Essa colonização se projetou sobre o atual território do município, por sua vez, lançavam-se os moradores sobre esse território derrubando matos entrelaçados e ali construíam seus ranchos nas proximidades das barrancas.
Os primeiros habitantes que aqui estiveram foram os índios Guaranis povoadores das encostas do Rio Uruguai, como provam os destroços e outros objetos indígenas encontrados no município, principalmente em localidades de Linha Roncador, Linha Borboleta e Lajeado Bugre no ano de 1906. Esses objetos aqui encontrados estão expostos no Museu Municipal de Porto Lucena, ao qual Porto Vera Cruz pertencia antes de desmembrar-se.
O maior afluxo de colonos deu-se a partir da década de 20 até meados de 40. Eram em geral, colonizadores de descendência alemã, italiana, polonesa e russa, vinham com barqueiros da época em função do comércio. Por outro lado elementos humanos provindos da Republica Argentina fixaram-se nesta zona limítrofe.
Em 1943, quando o comércio começou expandir-se no atual território do município, vieram habitantes oriundos de Cerro Largo, Santo Cristo e posteriormente de Santa Rosa, famílias Andrade, Fandalin, Mieth, Marotis, Hilleshein, Schmitt, Adams, Dhein, Petrazzini, Barbosa, Pedroso, Seimetz e Rigo e com eles se estabeleceu o primeiro comerciante o Sr. Pedro Andrade.
Em 1944 com a chegada do Padre no município fundou-se a Sociedade Religiosa denominada Capela Santa Cruz, logo após a escola, cujo primeiro professor foi o Sr. Bandeira Marotis na época de 1947. Com a sociedade religiosa e escolar já fundadas e instituídas no povoado houveram várias críticas dos atuais moradores ao nome Lajeado Cafundó, os quais juntamente com o Padre fizeram a troca para Vera Cruz e posteriormente Porto Vera Cruz.
Em 1990 iniciaram os movimentos emancipacionistas.
Acontecendo a emancipação política e administrativa em 1992 através da Lei nº 9.588 de 20 de março de 1992. A instalação aconteceu dia 1º de janeiro de 1993. O município desmembrou-se dos municípios de Porto Lucena, Alecrim e Santo Cristo. Tem uma extensão de 112 Km², localizando-se no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, banhado pelo rio Uruguai e dista 600 Km da Capital Porto Alegre. A economia do município de Porto Vera Cruz tem sua base na agricultura, pecuária e no comércio e está em Desenvolvimento as agroindústrias, o artesanato, a pesca entre outros.
Porto Vera Cruz é sem dúvida um dos município da região Fronteira Noroeste que possuem grandes recursos para serem explorados pela atividade turística entre eles a corredeira do Roncador, corredeira do Chico Alferes, o Paredão de Pedras a Ilha dos Bugres e o ecoturismo.
Fonte: IBGE

 
	  	  
  
 Acre
  Acre Alagoas
  Alagoas Amapá
  Amapá Amazonas
  Amazonas Bahia
  Bahia Ceará
  Ceará Distrito Federal
  Distrito Federal Espirito Santo
  Espirito Santo Goiás
  Goiás Maranhão
  Maranhão Mato Grosso
  Mato Grosso Mato Grosso do Sul
  Mato Grosso do Sul Minas Gerais
  Minas Gerais Paraíba
  Paraíba Paraná
  Paraná Pará
  Pará Pernambuco
  Pernambuco Piauí
  Piauí Rio de Janeiro
  Rio de Janeiro Rio Grande do Norte
  Rio Grande do Norte Rondônia
  Rondônia Roraima
  Roraima Santa Catarina
  Santa Catarina São Paulo
  São Paulo Sergipe
  Sergipe Tocantins
  Tocantins